Quantcast
Channel: ACESSEMED :: O Blog do Médico » avc
Viewing all articles
Browse latest Browse all 17

Idosa encontrada viva em necrotério segue internada em estado grave

$
0
0

DO JORNAL DO BRASIL

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou neste domingo que a idosa encontrada viva pelos familiares no necrotério do Hospital Estadual de Saracuruna (Adão Pereira Nunes), em Duque de Caxias, segue internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da instituição. Rosa Maria Celestrino de Assis, 60 anos, apresentava quadro de saúde inalterado nesta manhã.

A direção do hospital abriu sindicância para apurar as circunstâncias do atendimento à paciente. O médico que emitiu a declaração de óbito pediu demissão, e os demais profissionais envolvidos no caso foram afastados.

Rosa Maria deu entrada, às 10 h do dia 25 de setembro, na unidade com atrofia cerebral com múltiplas áreas de sequela de infarto. Avaliada pelo clínico geral e pelo neurocirurgião, foi constatado um acidente vascular cerebral (AVC) e uma pneumonia que seria a causa do quadro de infecção generalizada.

Às 19h20, ainda segundo a secretaria, houve piora do quadro e constatação de morte pelo médico plantonista. No entanto, por volta das 22h os familiares foram fazer o reconhecimento do corpo no necrotério e perceberam que a paciente apresentava movimentos musculares involuntários. Ela foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internada.

Secretaria de Saúde abre sindicância

O secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, informou que foi constatado descaso com as anotações feitas no prontuário de idosa. Segundo Côrtes, os prontuários do último mês estão sendo reavaliados para verificar se houve casos semelhantes. O prazo para o término da sindicância se encerra no fim de outubro.

Também foi pedido à Secretaria de Segurança que acompanhe as investigações sobre o atendimento ao paciente Calistrato Martins do Vale, que morreu dentro do carro no estacionamento do hospital. Os profissionais da unidade informaram que não puderam socorrê-lo porque os acompanhantes do senhor disseram que ele já estava morto e não deixaram que o corpo fosse retirado do veículo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 17